Oportunidades Veladas

Crise não é um estado contínuo, é um momento passageiro. Também não impacta todos da mesma forma. As empresas que não se abatem, mesmo que sintam os efeitos, conseguem recuperar com relativa tranquilidade após o momento passageiro.

Vamos a parte boa. É um momento revelador, onde algumas falhas ficam visíveis. É o momento mais propício para mudanças - como toda mudança gera um certo tipo de estresse, ela acaba sempre sendo adiada. Agora que já temos um causador de estresse,  vamos usar ele para ajudar a tirar esse peso da mudança. Podemos considerar o empurrão que faltava para fazer algumas melhorias e ajustes que antes não tínhamos tempo.

Os principais desafios a serem superados são a falta de motivação e o medo. Isso bloqueia o potencial criativo. Criatividade e inovação são muito importantes para lidar com esse momento. É muito importante se defender da melancolia geral e pessimismo alheio. Precisamos avaliar pontualmente nossa situação e não absorver problemas de terceiros. Se o cenário está ruim, não vamos resolver o problema sofrendo por isso, o trabalho passa a ser como se adaptar ao cenário e como vamos agir caso ele mude.

Estar cercado de pessoas jovens, otimistas e com gás para trabalhar, vai facilitar o surgimento de nova ideias. Alguém conhece um pessimista realmente feliz e bem sucedido?

A possibilidade de aprendizado é muito maior agora. Diversas soluções usadas em outros mercados poderiam ser adaptadas para o nosso atual. Diversas crises já foram superadas antes. Estar mais aberto a mudanças e a troca de experiência vai nos aproximar de algumas soluções, elas já existem, mas não estão sendo percebidas.

Se essa foi a sua primeira crise, com certeza não será a ultima. Seguimos aprendendo e superando desafios. É o melhor momento para semear o futuro.

Anterior Voltar para Listagem. Próximo
Sobre a Guapo
A Guapo Design é uma agência de design gráfico, desenvolvimento de produto, criação de websites e arquitetura situada em Caxias do Sul e conta com profissionais de estratégia e planejamento, designers gráficos, arquitetos, desenvolvedores web e designers de produtos ajudando seus cliente desde a crição da marca e identidade visual até mesmo ao desenvolvimento de produto, catálogos e embalagens.